"Esta é uma história que está a circular de boca em boca entre os principais especialistas norte-americanos em atendimento ao cliente". Parece louco, mas não é!
A história começa quando o gerente da divisão de carros Pontiac, da GM dos Estados Unidos, recebeu uma curiosa carta de reclamação de um cliente. Eis o que este escreveu:
"Esta é a segunda vez que lhes envio uma carta e não os culpo por não me responder. Eu posso parecer louco, mas o facto é que nós temos uma tradição na nossa família, que é a de comer gelado depois do jantar. Repetimos esse hábito todas as noites, variando apenas o tipo de gelado, e eu sou o encarregado de o ir comprar.
Recentemente comprei um novo Pontiac e desde então as minhas idas à geladaria se transformaram num problema. Sempre que eu compro gelado de baunilha, quando volto da loja para casa, o carro não funciona. Se compro tipos variados de gelado (chocolate com creme e morango com ananás, entre outros) o carro funciona normalmente. Os senhores devem achar que eu estou realmente louco, mas não importa o quão tola possa parecer a minha reclamação. O facto é que eu estou muito irritado com o meu Pontiac modelo 99".
A carta gerou tantas piadas entre o pessoal da Pontiac que o presidente da empresa acabou por receber uma cópia da reclamação. Resolveu levar o assunto a sério e mandou um engenheiro conversar com o autor da carta. O funcionário e o reclamante, um senhor bem sucedido na vida e dono de vários carros, foram juntos à gelataria, no fatídico Pontiac. O engenheiro sugeriu apenas o sabor baunilha (como de costume) para testar a reclamação e o carro efectivamente não funcionou. O funcionário da GM voltou nos dias seguintes, à mesma hora, fez o mesmo trajecto, no mesmo carro, comprava sabores variados de gelados (ameixa com chocolate, morango com pedaços de frutas e baunilha com creme), e o carro pegava. O carro só não pegava, na volta, quando o sabor escolhido era baunilha. O problema acabou por ser uma obsessão para o engenheiro, que passou a fazer experiências diárias, anotando todos os detalhes possíveis e, depois de duas semanas, chegou à primeira grande descoberta:
Quando escolhia baunilha, o comprador gastava menos tempo porque esse
tipo de gelado estava bem à frente, na gelataria era apenas um sabor, e ele não comprava gelado de outros sabores.
Examinando o carro, o engenheiro fez uma nova descoberta. Como o tempo de compra era muito mais reduzido no caso da baunilha, em comparação com o tempo de compra dos sabores variados, o motor não chegava a arrefecer. Com isso, os vapores de combustível não se dissipavam, impedindo que a nova partida fosse instantânea. A partir desse episódio, a Pontiac mudou o sistema de alimentação de combustível e introduziu a alteração em todos os modelos a partir da linha 9. Mais do que isso, o autor da reclamação ganhou um carro novo, além da reforma do que não pegava com gelado de baunilha.
A General Motors distribuiu um memorando interno, exigindo que os seus
funcionários levem a sério até as reclamações mais estapafúrdias, "porque pode ser que uma grande inovação esteja por detrás de um gelado de baunilha", diz a carta da GM!...
4 comentários:
Esta história só pode ser treta... Imaginemos que o homem compra gelado de baunilha mas apanha mais uma pessoa na fila para pagar. O tempo decorrido já seria outro e o carro pegava. Independentemente disso, a verdade é que os americanos não sabem fazer carros.
Isso cheira-me mesmo a mito urbano...
Por acaso não descobri nenhuma referência a hoax, mas...
se é verdade ou não, não sei nem estou mto preocupado... mas nao deixa de ser uma boa história :)
lbarral
Segundo a fonte seguinte é um mito urbano:
http://www.snopes.com/autos/techno/icecream.asp
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