Páginas

Faltam...

Daisypath Happy Birthday tickers

10 agosto 2006

Empatia por escrito

O que faz com que duas pessoas que nunca se viram, que nunca falaram, que apenas comunicam por escrito, criem ligações fortes? Que mesmo após um afastamento de anos, se reencontrem e se “re-ligam” novamente com a mesma intensidade?

Falo por mim, conheço pessoas que não conheço pessoalmente ou com quem estive poucas vezes e por pouco tempo e que, no entanto, me dizem mais do que algumas pessoas com quem estou pessoalmente frequentemente.

O Moosaico foi um local virtual de muitos coristas, é verdade, mas também criei laços de amizade com algumas pessoas. E mesmo com amigos “reais”, aproximei-me mais através do MSN. Conversas doidas, maliciosas ou sérias, tive de tudo. E em todas delas ganhei algo. Ou porque me diverti ou porque desabafei.

Será que é porque as pessoas tendem a ser mais extrovertidas por escrito? Ou porque sentem que podem ser verdadeiras, sem complexos ou julgamentos? Não ia gostar de só ter amigos “reais”, mas os virtuais também têm um lugar muito importante na minha vida! :)

6 comentários:

Gimli disse...

não dar a cara é um factor sempre importante. e se empatia for mútua...melhor :)

McBrain disse...

Hmmm!

Um post cheio de sumo!

O MOOsaico... concordo plenamento contigo, ainda há muito boa gente com quem falo devido ao MOOsaico. Também há gent(alha) com quem não falo devido ao moosaico! :D
Quanto a IMs (generalizar o MSN é um erro sério, cara AS!!), também concordo, mas apenas parcialmente. Porque dizes que em todas ganhaste algo? É só optimismo... :)

Quanto às pessoas serem mais extrovertidas por escrito... como eu sei isso (e tu sabes que eu sei!!! ;))

AS disse...

Quando me refiro a todas, refiro-me a conversas com pessoas que valem a pena. Tanta na vida real como na "virtual" há sempre quem desiluda....

Barba Ruiva disse...

É mais difícil esconder quem somos por escrito. Isto pode parecer estranho à primeira leitura, mas pensa um pouco e verás que é assim.

glsslnn - nada interesante ainda...

Anónimo disse...

O amigo virtual pode funcionar muito bem como aquele amigo imaginário da infância. No entanto este responde via o seu próprio cérebro e personalidade. Mas isso perde-se quando a anonimidade não é aceite. Se não se for anónimo um amigo virtual "quase" que se torna igual a todos os outros. Daí um pouco a diferença entre o espirito de MOOs e talkers e IRC/MSN - usualmente nestes últimos pretende-se logo saber *quem* és 8-)

A sensação de manter uma certa empatia durante anos com alguém que nunca se viu mesmo depois de afastamento deve-se naturalmente à não obrigatoriedade social/moral que acontece com quem nos relacionamos na "vida real".

Biafra@MOOsaico

Anónimo disse...

Alterem o link para a página do MOOsaico.
Pelos vistos, vocês frequentam o MOOsaico, mas não se inteiram das modificações.

http://moosaico.com