Páginas

Faltam...

Daisypath Happy Birthday tickers

27 setembro 2006

Obra d'arte

Imagina um mundo onde o dinheiro não vale nada, mas que tudo já é de alguém.
Para se ter algo, basta querer ter e que quem tem queira dar.

Agora imagina que és escultor e que decides dar uma estátua, a tua preferida.
Quando a colocas no expositor, para que a possam apreciar e alguém a possa levar, toda a gente concorda em que é linda! Fantástica! Maravilhosa!
Mas ninguém te pede para levar a estátua.

Pergunto-te: Ninguém leva tão formosa estátua porquê?

a) Porque no fundo ninguém gosta realmente dela, só te dizem que gostam para não te magoar os sentimentos
b) Porque pensam realmente que é uma peça maravilhosa e não merecem tê-la
c) Porque consideram que uma peça tão bonita não deve ser dada
d) Outra. Qual?


[Após os primieros comentários, achei melhor esclarecer uma coisa: a ideia é perceber como as pessoas - neste caso TU - pensam quando as palavras não batem certo com as atitudes. Não tem nada que ver com a estátua em si. Podia ser uma estátua, podia ser qualquer coisa. A questão frulcal é: "se as pessoas dizem que gostam porque não querem?". Desculpem qualquer mal entendido]

9 comentários:

José Castro disse...

Se fosse eu, e se a estátua fosse essa que está na foto, acho que não me sentiria bem em tê-la. Acho que a minha casa não lhe faria juz O:-)

Essa estátua merecia estar num jardim (fechado ao público em geral para não evitar vandalizações), em local abrigado da chuva, com bancos por perto para que as pessoas se pudessem sentar a admirá-la.

Adorava ter uma estátua dessas, mas primeiro necessitaria de um sítio adequado para a colocar :-)

José Castro disse...

oops... "para evitar" O:-)

Anónimo disse...

Depois de ameaçado de morte caso não o fizesse (e deixo aqui toda a minha indignação pela ameaça), vou comentar este post respondendo à pergunta feita:

- escolho a A

AS disse...

Esqueci-me de avisar: este caso é hipotético, a estátua não é minha! :)
Eu só queria fazer uma analogia... *blush*

José Castro disse...

OK, agora que (acho que) já percebi a ideia, aqui vai a resposta:

A

É a cultura ocidental no seu melhor! Dizemos o que queremos que os outros julguem que nós pensamos, e não aquilo que realmente vai dentro de nós.

É aquilo que faz com que digamos "Nem reparei no sinal" em vez de "Mas estava amarelo, seu Guarda..."

E é também aquilo que faz com que a maior parte de nós fale de modo a não dizer algo que magoe as pessoas em vez de fazer realmente críticas construtivas.

"Ah, sim, a tua casa é muito bonita" em vez de "Olha lá, se fosse a ti mudava aquelas cortinas antes de trazeres cá mais alguém!"

Falta de frontalidade :-) É uma qualidade rara, que convém ser acompanhada de assertividade, ou corre o risco de passar por defeito. É raro quem a pratique, e é um pouco complicado vê-la a ser praticada em nós... mas depois uma pessoa habitua-se :-)

Barba Ruiva disse...

Há uma discrepância na história. Se o escultor a achasse tão maravilhosa como todos os outros e tendo em conta que ela é obra sua, ele não a quereria dar. Portanto nesse mundo ideal falta o factor crucial de que tem querer dar para que a estátua trocasse de mãos.
Sabendo isto, é natural que ninguém a queira tirar ao escultor.

Anónimo disse...

Porque não somos todos iguais, a nossa sensibilidade também não é igual. Por isso, nem sempre é possível dizer o que se pensa com frontalidade.
Pois por mais assertivo que se tente ser (a assertividade é preciso treinar), o receptor pode sempre pegar por um pormenor mínimo e o desenvolva para um contexto que não a nossa intenção inicial. E começar um filme que não é o nosso.

Assertividade e frontalidade SIM!

Mas também é necessário conhecer "o outro lado". Se forem mais as desvantagens que as vantagens em ser frontal, mais vale ficar calado!

Anónimo disse...

Em parte, concordo com o jac quando escreve "Dizemos o que queremos que os outros julguem que nós pensamos". Mas, também considero que algumas pessoas levam a sério a máxima "o fruto proíbido é o mais apetecido" e não permitem que o "fruto" seja permitido para não perder o sabor. Quero com isto dizer que, talvez, algumas pessoas gostam tanto da estátua que preferem continuar a desejá-la do que a possui-la.

[T.S.Q.S]

Unknown disse...

Olá! Acho que a pergunta pode ter várias respostas diferentes:

Uma pessoa pode gostar de coisas e não sentir que essas coisas lhes fazem falta. [Há imensos coisas com as quais tenho essa relação.]
Por outro lado, muitas vezes as pessoas simplesmente não são sinceras. Não gostam e rasgam um sorriso amarelo e mil elogios.