Páginas

Faltam...

Daisypath Happy Birthday tickers

13 outubro 2011

De volta ao passado

É mais que conhecido o quanto eu gosto de romances dos ínicios do Século XIX em geral e de "Pride and Prejudice", em particular.
Foi neste século que Jane Austen viveu no interior da Inglaterra como uma mulher casadoira típica da época, mas que nunca casou. Pensa-se que teve uma existência protegida, recatada e que tenha morrido virgem, aos 41 anos. E mesmo assim, às vezes penso que Miss Austen percebia muito melhor de relacionamentos do que muitas mulheres da nossa época.

Jane Austen era inteligente, sagaz e com um bom sentido de humor e as heroínas dos seus seis romances têm essas mesmas características. A minha preferida é, obviamente, Elizabeth Benent: é franca, feminista q.b. e quando apaixonada não fica a "bater as pestanas" e a dar risinhos estúpidos. Foi por isso que Mr. Darcy se apaixonou por ela.
Oh! Mr. Darcy!
Oh! Oh! Mr. Darcy...

No inicio sou solidária com Lizzie e detesto-o. No final, continuo solidária e também estou apaixonada. :)
Mr. Darcy é lindo, sério, tímido, com pouco sentido de humor ou pelo menos não o demonstra. Não o consigo a imaginar a fazer um trocadilho malicioso. Mas também é sedutor sem ser óbvio,é educado e íntegro. É viril. Quando erra, admite e resolve o problema.

Já desejei algumas vezes (bastantes até) que o mundo não tivesse mudado tanto desde esses tempos. Sim, não ia gostar nada dos casamentos por conveniência, do diminuto papel da mulher na sociedade, os padrões rígidos e a hipocrisia vigente. Também não ia gostar dos fossos entre as classes (principalmente se não fizesse parte dos "sortudos").
Mas em compensação haveria os homens à moda antiga, realmente dignos de serem chamados de cavalheiros, com respeito, responsabilidade e carácter. A linguagem cuidada, sem a utilização do calão que todos os dias ouço, saídos de bocas masculinas e femininas. Os trajes elaborados, a elegância valorizada em detrimento do prático (logo eu a dizer estas coisas!!!!).

Não quero que esses tempos voltem. Teria que perder muita coisa deste século que valorizo. Mas que gostava que alguns aspectos de antigamente voltasse, isso gostava.

1 comentário:

Anónimo disse...

E desde quando é que deixaste de valorizar a elegância? Podes estar elegante vestida de uma forma prática, ou não?

[T.S.Q.S.]