Páginas

Faltam...

Daisypath Happy Birthday tickers

10 janeiro 2006

A Noiva Cadáver


Após muita ansiedade, ontem fui finalmente ver "A Noiva Cadáver" e não fiquei nada desiludida, bem pelo contrário. Valeu todos os minutos de espera!

O filme, baseado num conto popular russo, tem o argumento do fabuloso Tim Burton e conta a história de um jovem, Victor, que se casa acidentalmente com uma noiva que já está morta, após ter sido humilhado no ensaio do casamento, e que faz com que ele conheça o mundo dos mortos, por sinal bem mais animado e colorido do que o mundo dos vivos, enfadonho e cinzento.

Durante o filme, ri, dancei (discretamente, sem sair do meu lugar - acho que os vizinhos dos lados nem se deram conta... :) ) e até me vieram as lágrimas aos olhos. Estas emoções acontecem-me de uma forma mais ou menos recorrente nos fimes com "actores de carne e osso", mas com desenhos animados é outra história, é realmente coisa rara.

Ao procurar mais coisas sobre o filme, descobri que este foi feito através de animação de volumes, que é uma técnica extremamente trabalhosa, já que é conseguida através da manipulação de marionetas que são fotografadas, fotograma a fotograma. Cada movimento, por mais simples que seja, implica vários takes, já que os bonecos se mexem apenas alguns milímetros de cada vez. Para conseguir um ou dois segundos de filme é necessário filmar cerca de 12 horas!!!! Isto apenas serviu para aumentar ainda mais a minha admiração pelo filme. Mas, mesmo assim, ainda houve quem se espantasse pelo filme ter "apenas" 78 minutos! :)

Após o ter visto este, Edward Scissorhands (1990), Ed Wood (1994), Sleepy Hollow (1999), Planet of the Apes (2001) e Big Fish (2003), vou mesmo ter que descobrir tempo para ver Charlie and the Chocolate Factory esta semana!
Além disso, quando o "Corpse Bride" vier para dvd, um deles vem para minha casa! Mesmo tendo noção que perde um pouco do seu encanto quando é visto num televisor, é um filme para rever sempre que nos apetecer...

2 comentários:

McBrain disse...

Confesso que a "fita" do Carlitos "a mais" a fabriqueta de Chocolate não me diz nada mesmo.... quanto aos outros... Tim Burton é um realizador que dispensa apresentações, e vê-se mesmo quando um filme é dele!

Barba Ruiva disse...

Faltam-te alguns exemplos na filmografia de Tim Burton e o Planet of the Apes é para esquecer... Não devias ter deixado de fora o Batman e, embora saiba que não viste, o melhor 'musical' da história do cinema, The Nightmare Before Christmas. Genial... Este empresto-te e sei que vai adorar.