Páginas

Faltam...

Daisypath Happy Birthday tickers

27 setembro 2008

Paul Newman


Nascido a 26 de Janeiro de 1925 em Shaker Heights (Ohio), o jovem Newman, depois de prestar serviço militar na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial, como operador de rádio, lançou-se na carreira de actor depois de frequentar o Actor`s Studio, em Nova York.

A sua beleza clássica não passou despercebida e depressa recebeu os primeiros convites para actuar nos teatros da Broadway e em série para a televisão.

Começou no cinema com o filme "O Cálice de Prata" (1954), uma película tão má que quando se estreou na televisão Newman publicou um anúncio nos jornais com um pedido de desculpas.

Foi a sua interpretação do papel do pugilista Rocky Graziano, inicialmente destinado a James Dean, no filme "Marcado pelo Ódio" (1956), realizado por Robert Wise, que chamou a atenção da crítica e dos produtores, que viram nela a próxima estrela de Holywood.

A confirmação surgiria dois anos mais tarde, com "Gata em telhado de Zinco Quente", uma adaptação suavizada de um texto de Tennessee Williams, em fez um inesquecível e belíssimo par com Elizabeth Taylor.

Nos anos seguintes, Newman correspondeu à confiança nele depositada e foi o motor de êxitos de bilheteira tão relevantes como "Exodus" (1960), "O Prémio" (1963), "Harper" (1966), "Butch Cassidy e Sundance Kid" (1969), ao lado do seu amigo Robert Redford, com quem voltaria a actuar em "A Golpada" (1973), ambos realizados por George Roy Hill.

Eterno aspirante a Óscares, obteve três, dois honorários e um pelo seu desempenho no filme "A cor do dinheiro", com 61 anos e já com uma longa carreira atrás de si.

Rest in Peace!




In RTP

Sem comentários: